O que é?
"A chamada Black Friday (sexta-feira negra, em tradução livre) é uma tradição nos Estados Unidos. A mega liquidação ocorre sempre no fim de novembro, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. O objetivo é renovar os estoques para o Natal. A Black Friday chegou ao Brasil em 2010. Contudo, muitos consumidores reclamam que aqui as promoções não são verdadeiras: as lojas "maquiariam" os preços para simular descontos nos produtos. Por isso, é preciso ter muita atenção" IDEC.
Black Friday se tornou.. digamos, um verdadeiro fenômeno aqui no Brasil, principalmente para quem quer adquirir aquele produto tão sonhado e com um preço super acessível. As empresas estão apostando grande nesse novo meio de liquidação. Como o assunto neste mês de novembro é a Black Friday, eu resolvi comentar sobre isso aqui no blog, apesar de não ser tendência de moda ou dicas de beleza, é um assunto que envolve compras e não tem quem não ame compras, ainda mais quando é liquidação (a palavra que as mulheres amam ouvir). A Black Friday é realizada em uma sexta-feira, então, dura apenas um dia, é uma loucura.
Ei, Cuidado:
O que muitos sites e emissoras de tv estão alertando aos consumidores é que tomem cuidado, pois nem toda liquidação Black Friday é uma boa opção. Muitas lojas, como o IDEC relatou "maquiariam" os preços, ou seja, aumentariam o preço do produto antes e depois o colocaria no desconto da liquidação, você acabaria pagando metade do dobro do valor do produto. Claro que nem todas as lojas são assim, por isso a dica é comprar em lojas confiáveis que você conheça ou em lojas que você saiba a base do preço, assim quando estiverem com descontos você saberá se é uma liquidação confiável ou não.
Outra dica, é cuidar com o consumismo na hora da liquidação, não é porque está barato que você precisa comprar, a liquidação é justamente uma forma de você adquirir pagando menos, então, avalie bem o produto.. pense se realmente é necessário para depois finalizar a compra. Última dica, pesquise antes de comprar, o que você quer pode ter no "vizinho" com um preço ainda melhor, então é sempre bom "bater perna" por aí e procurar o melhor para você e para o seu bolso!
Black Friday pela internet
Compras pela internet? Amo de paixão, porque é muito prático eu comprar coisas deitada na minha cama super confortável, do que suando andando nas lojas, além de certos sites serem mais baratos online. Mas.. como toda flor tem espinho, todo cuidado é pouco. Há sites com grandes divulgações; sites conhecidos e aqueles que surgiram agora. Atenção na hora de comprar em sites que você não conhece, leia antes os comentários sobre ele, consulte o CNPJ da empresa, observe todos os produtos e não apenas aquele que está na mega liquidação. Como o Black Friday é pela internet, se o produto vier com problemas (talvez o motivo da liquidação seja esse e você caiu no famoso "Black Fraude") e for um site mascarado a troca pode não acontecer, a questão do frete na hora da compra também é importante, observe a charge abaixo e entenda melhor. Enfim, compre sempre em lojas que você confie ou que você tenha boas referências porque arriscar ás vezes vale a pena.
É importante você saber sobre os direitos do consumidor, leia atentamente abaixo e conheça seus direitos:
"Em caso de redução no preço por defeito do produto, a informação deve ser prévia e clara. Além disso, o defeito não pode comprometer o funcionamento, a utilização ou a finalidade do item.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), caso o produto apresente defeito, a loja ou fabricante deve reparar a falha em até 30 dias. Se o conserto não ocorrer nesse prazo, o consumidor poderá escolher entre três opções: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições de uso; a devolução integral da quantia paga, devidamente atualizada; ou o abatimento proporcional do preço.
Ainda segundo o CDC, compras realizadas fora de lojas físicas - pela internet, catálogos ou telefone - podem ser canceladas no prazo de sete dias a partir da entrega do produto, mesmo que ele não apresente qualquer defeito. Mesmo que a loja declare possuir uma política de trocas diferente no momento da venda (o que é bastante comum), o direito de arrependimento em sete dias precisa ser respeitado.
Toda informação transmitida ao consumidor - por meio de publicidade, na embalagem ou por declaração verbal do vendedor - torna-se uma cláusula contratual a ser cumprida pelos lojistas e fabricantes. De acordo com essa regra, o consumidor tem o direito de exigir que o produto seja vendido exatamente pelo preço e com as condições anunciados na mídia, cartazes ou outros meios. Se essas garantias forem violadas, o consumidor deve registrar reclamação no Procon de sua cidade ou entrar com ação em um Juizado Especial Cível." IDEC.
Aproveite a Black Friday mas compre com moderação e cuidado! Espero que tenha gostado do post e das dicas! <3
Comentários
Postar um comentário